O que uma doula pós-parto pode fazer pelo seu Quarto Trimestre - Cappe Education

Cappe Education - Canadian Parental and Professional Education

+ 1 (631) 902-3322
Cappe Education - Canadian Parental and Professional Education

Artigos

O que uma doula pós-parto pode fazer pelo seu Quarto Trimestre

Autora: Marcia Horbacio

O quarto trimestre refere-se aos primeiros três meses de vida do bebê. Nascer é uma grande mudança para os bebês e os primeiros meses em que eles estão fora do corpo materno são um período de muitos ajustes a aprendizados. Eles estão sentindo coisas como fome, frio e calor pela primeira vez.

Para os pais, o quarto trimestre é uma experiência diferente de tudo que já viveram. É nele que eles conhecem a privação de sono que nunca antes vivenciaram. É durante o quarto trimestre que as emoções estão ainda mais a flor da pele do que na gestação. Tudo é muito novo e acompanhado de emoções nunca sentidas com tanta intensidade.

Aposto que você já ouviu falar no suporte que uma profissional como a a doula de parto pode oferecer durante a gestação e o parto, mas você já ouviu falar do suporte de uma doula pós-parto? Esse serviço costumava ser mais comum na América do Norte, onde as famílias com recém-nascidos tinham menos apoio familiar, mas está se espalhando pelo mundo e você já conta com essa profissional em alguns países da América do Sul também.

As avós de hoje em dia estão vivenciando uma terceira idade mais ativa e por causa disso tem menos tempo disponível para ajudar os filhos que estão se tornando pais. Com a globalização as famílias tendem a viver mais longe e os parentes não conseguem mais oferecer a assistência que antes era possível dar. Sabe aquela estória de que é preciso uma vila para criar uma criança? Isso ainda é verdade, mas se torna cada vez mais improvável no mundo moderno. Além de tudo isso, o cuidado com o bebê mudou bastante nas últimas décadas (Lembra que nos anos 90 os bebês ainda eram colocados para dormir de barriga para baixo e hoje em dia isso é considerado perigoso?) e os novos pais desejam estar atualizados para oferecer aos filhos um cuidado baseado nas mais recentes pesquisas científicas.

É nesse contexto que entra a profissional doula pós-parto. Com um treinamento baseado em evidências ela fornece educação num modelo não -julgador, cuidados básicos com o recém-nascido e principalmente com a mãe. A diferença de uma doula pós -parto para uma babá especializada em recém -nascidos é que a doula cuida da família e não apenas do bebê. Ela se preocupa se a mãe está alimentada de forma a produzir mais leite, se recuperar do parto e gerenciar as emoções novas do pós-parto. Ela é sem dúvida quem faz o papel da mãe da mãe.

Abaixo, você verá algumas tarefas típicas de uma doula pós-parto e como isso pode beneficiar a família:

– A doula pós-parto tem um bom conhecimento de amamentação e pode ajudar a melhorar a pega, orientar para o consumo de alimentos que favorecem a produção de leite, assistir à mãe durante o bombeamento de leite, orientar no cuidado com os mamilos e até mesmo recomendar profissionais de saúde quando perceber qualquer problema com a amamentação. Uma “boa pega” depende de várias coisas, incluindo como os lábios e a cabeça do bebê estão posicionados e a profundidade do mamilo e da aréola na boca; todas essas são coisas que a mãe pode não saber, a menos que alguém lhe mostre.

– A doula pós-parto também sabe cuidar do manejo de mamadeiras (esterilização e limpeza) bem como tem conhecimento básico da alimentação artificial se essa for a escolha dos pais.

– A doula vai oferecer educação baseada em evidências em todos os aspectos do pós-parto.

– A doula vai sugerir medidas de conforto para a recuperação materna tanto física como emocional dando sugestões sempre baseadas em evidências científicas.

– A doula ajudará os pais e ensinará os cuidados básicos com o recém-nascido.

– A doula pós-parto ajudará a família a preparar um plano completo de pós-parto.

– As doulas pós-parto também oferecem boas orientações sobre o sono do recém-nascido.

É comum que as doulas pós-parto ofereçam serviços apenas nas primeiras semanas após o parto e depois que sintam os pais confiantes e seguros, elas procurem outras famílias para dar suporte. Os serviços são prestados por seis a oito semanas porque a ideia é justamente preparar a família para que possa seguir sem ela!

A CAPPE é uma escola de parentalidade fundada por uma doula pós-parto e em breve estaremos oferecendo o curso de doula pós-parto mais completo do mercado internacional, fiquem atentos aos nossos anúncios, em breve teremos mais notícias para todos!

Compartilhe esse artigo

E-book gratuito

Cadastre-se para receber o nosso E-book grátis.

Fale Conosco


    Endereço

    Toronto, Ontário, Canadá

    Telefone

    + 1 (631) 902-3322

    E-mail

    infocappe@gmail.com


    Link para o WhatsApp