Sono da Criança Mais Velha
Autora: Bruna Manzoni
Essa fase pode ser desafiadora para os pais, pois é uma idade em que a criança começa atrasar o horário de adormecer, justamente por querer passar mais tempo com eles.
Eu costumo dizer que a partir de 2 anos, o olhar voltado para a criança faz ainda mais diferença, pois como crescem, ficam cada vez mais espertos. Ao ser colocada no berço ou na própria cama, a criança acaba sempre pedindo por mais um beijo, mais um carinho, mais um pouquinho de água, mais um toque ou aquilo que ela conseguir um momento a mais com a família. Não seria um problema, se esses desejos não atrasassem o horário de dormir.
Então, como fazer quando a criança pedir por mais um copo d’água, ir ao banheiro fazer xixi ou outra coisa?
A solução para isso seria você antecipar esse momento. Isso mesmo, você vai se certificar ANTES que todas as necessidades da criança foram atendidas: se já foi ao banheiro, se já bebeu água ou se já leu a sua história favorita e se já está pronta para dormir.
O sono da criança mais velha traz desafios e pode gerar dúvidas aos pais, por isso o olhar atento faz toda a diferença. Agir com carinho e firmeza, é o que fará a diferença.
Para a criança que ainda não adormece sozinha, é necessária muita persistência no processo e paciência também. Nessa fase, o medo pode fazer parte da vida da criança. Por isso é importante investigar como está a rotina do (a) seu (a) filho (a): Está ouvindo conversas inapropriadas? Há o excesso de telas ou desenhos impróprios? Alguma brincadeira de adulto, onde a criança ainda não tem capacidade para entender? Alimentação inadequada? Rotina desajustada?
Esses pontos são essenciais e precisam ser avaliados com muita calma e critério, na condução do processo. Um outro ponto importante é a soneca falhar, quando tiver próximo aos 3 anos. Isso se deve ao fato que a criança está crescendo e precisa cada vez menos de sono. Não há problema ela não adormecer mais. Ofereça um pequeno descanso mesmo assim, para que consiga se manter disposta, ao longo do dia. E veja se não precisará dormir por mais tempo o sono noturno, de modo que descanse mais.
Lembre-se que a autonomia do sono é um reflexo para outras autonomias que a criança poderia ter, nessa idade. Quanto mais autonomia ela tiver, mais segura e confiante ela estará.