Sleep talk: uma ferramenta para desenvolver resiliência emocional nas crianças
Autora: Marcia Horbacio
O Processo Goulding SleepTalk® consiste em uma série de frases proferidas pelos pais a cada noite para a criança adormecida, com o objetivo de melhorar a autoestima, a autoconfiança, promover nelas o desenvolvimento de uma autoimagem positiva, forte e da sensação de ser amado incondicionalmente.
“Um dos maiores benefícios potenciais do SIeepTaIk® é que ele fornece o contexto no qual uma criança pode negociar as emoções com segurança. Estas podem consistir em medos, raiva, solidão ou incerteza. Seja qual for a causa dos sentimentos negativos, o SIeepTaIk® visa proporcionar um meio de reafirmar na criança a segurança, o valor e o amor. Esta é uma válvula de escape muito necessária” (John S. Cheetham- Psicólogo Consultor Goulding SleepTalk®).
O processo é dividido em três fases. A primeira é chamada a fase das fundações e os pais irão dizer frases já pré-determinadas (os Consultores certificados orientam os pais sobre o que dizer e como dizer). Depois de 3 meses, os pais começam a usar uma segunda frase, e depois de 6-8 semanas, eles iniciarão a frase que vai ser específica em relação ao comportamento que desejam mudar.
A aplicação de todo o método pode durar em torno de 6 meses. Por isso, a consistência e a persistência dos pais são indispensáveis para que a técnica proporcione resultados eficazes e duradouros.
A criadora do SleepTalk para crianças é a Joane Goulding. Ela desenvolveu o processo a partir da experiencia pessoal com sua filha Michelle, que tinha severas incapacidades intelectuais e físicas, e foi desenganada pelos “experts”.
Joane começou a aplicar algumas estratégias, que foram mudando o comportamento da filha. Os resultados a longo prazo foram animadores, Michelle conquistou sua independência, fez faculdade, casou-se e vive uma vida satisfatória.
Depois dessa experiência, Joane sistematizou o processo de SIeepTaIk®, que é utilizado em todo o mundo.
Os potenciais benefícios desse método são:
– Melhoria da comunicação e nos relacionamentos familiares;
– Aumento da confiança, assertividade e capacidade de atingir objetivos;
– Melhora no comportamento de dia e no sono noturno;
– Aumento da satisfação pessoal;
– Melhoria na concentração, na autoestima e na confiança;
– Sensação de bem-estar e felicidade.
Os pais que desejam utilizar esse método com seus filhos devem procurar a ajuda e orientação de um profissional certificado, como a Marcia Horbacio.