Mamada dos sonhos – Vale a pena mesmo? - Cappe Education

Cappe Education - Canadian Parental and Professional Education

+ 1 (631) 902-3322
Cappe Education - Canadian Parental and Professional Education

Artigos

Cappe Education

Mamada dos sonhos – Vale a pena mesmo?

Autora: Marcia Horbacio

Olá mamães, aqui estou eu novamente para falar sobre o sono dos pequenos. Hoje, vamos elencar os prós e contras da mamada dos sonhos. A mamada dos sonhos é a refeição que a mãe dá ao bebê antes dela ir para cama (normalmente se sugere às 23h) com a intenção de “encher o tanquinho” para que o bebê fique saciado por mais tempo na madrugada.

E vale a pena?

São muitas dúvidas das mamães que pensam em implementá-la e isso é compreensível porque existem prós e contras que devem ser considerados antes de optar por essa estratégia. Vamos a eles.

Prós

– Enchendo a barriguinha, o bebê fica saciado e aí pode vir a dormir mais horas seguidas.
– O bebê dormindo mais, é natural que a mãe também durma melhor (pode acordar menos na madrugada).
– O bebê, por estar saciado e dormir um período mais longo, vai acordar mais descansado.
– Como a mãe ainda não foi dormir e não está acordando no meio da noite, é uma mamada mais fácil de dar.
– Pesquisas mostram que o leite materno a noite pode relaxar o bebê.
– Como o corpo da mãe está produzindo melatonina a noite, o bebê pode ficar mais relaxado.

Contras

– O bebê pode estar em sono profundo e não mamar. Entre 21h e meia-noite é um período geralmente de sono profundo e a mãe pode não conseguir fazer o bebê mamar.
– Alguns especialistas alegam que não vale a pena atrapalhar o ciclo de sono do bebê. Ao pegar o bebê para mamar, a mãe está interferindo no ciclo sono/vigília e interferindo no funcionamento do ritmo circadiano do bebê.
– A mamada dos sonhos pode não fazer efeito e o bebê continua acordando para mamar às 3 da manhã. Como muitos despertares não acontecem por causa da fome, o bebê pode mamar às 11 e ainda assim acordar várias vezes no meio da noite.
– Seja qual for a sua decisão , se resolver experimentar, não espere resultados na mesma noite. Tente por pelo menos 1 semana antes de achar que não está funcionando para o seu bebê. Se você for experimentar com o seu bebê, veja o que é importante considerar:

Pratique a mamada dos sonhos segura:

– Antes de começar, levante o bebê de forma que a cabecinha esteja ligeiramente elevada para diminuir o risco de engasgo.
– Se certifique que ele não está em sono muito profundo porque dessa forma pode não mamar. Preste atenção no movimento de sucção.
– Porque vai estar mais relaxado, o bebê não deve ter muito ar no estômago, mas você ainda deve colocá-lo para arrotar porque se ele tiver bolhinhas de ar presas no estômago ele vai acordar. Pode ser uma boa idéia fazê-lo arrotar na posição sentado, que faz o bebê arrotar rápido (veja no fim desse post dicas de posições para o bebê arrotar).
– Se você não está amamentando seu bebê e ele mama na mamadeira, nunca dê a mamadeira para ele segurar e mamar no berço deitado pois é perigoso.

Até quando posso dar a mamada dos sonhos?

Geralmente, depois dos 8 meses, o bebê já estará comendo sólidos também e pode estar mais saciado e não precisar mais da mamada dos sonhos. No entanto, sempre consulte o pediatra para ter certeza que seu bebê está crescendo e se desenvolvendo de forma adequada antes de fazer qualquer modificação na alimentação.

Não existe resposta certa na hora de se perguntar se vale a pena. Pesquisas não comprovam a eficácia da mamada dos sonhos e os pais devem avaliar os prós e contras e decidirem se é bom para eles e para o bebê. Bom sono para todos!

Compartilhe esse artigo

E-book gratuito

Cadastre-se para receber o nosso E-book grátis.

Fale Conosco


    Endereço

    Toronto, Ontário, Canadá

    Telefone

    + 1 (631) 902-3322

    E-mail

    info@cappe-education.com


    Link para o WhatsApp