Insônia Infantil Comportamental
Autora: Daniela Arai
A insônia infantil é um distúrbio do sono que traz prejuízos ao desenvolvimento da criança. E por consequência, impacta também na noite da família como um todo.
Esse problema pode se manifestar como resistência ao horário para iniciar o sono, permanecer dormindo ou despertar muito cedo pela manhã.
As causas da insônia infantil variam. Algumas podem estar associadas a condições médicas, como refluxo gastroesofágico, apneia do sono, alergias ou problemas respiratórios. Outras causas podem estar relacionadas a fatores emocionais, como estresse, ansiedade ou mudanças na vida familiar, que podem contribuir para dificuldades no sono. E temos ainda as que são relacionadas a fatores comportamentais, como falta de limites, associações inadequadas para o sono e uma má higiene do sono.
Na insônia por falta de limites, as crianças acabam se recusando a ir para a cama no horário proposto. Muitas vezes a criança pode querer novas atividades na hora de dormir e os pais têm dificuldades em impor limites e dizer não. Por exemplo, querer mais uma história, brincar mais um pouquinho, e com isso emendar uma atividade na outra.
Na insônia por associações inadequadas, o sono está condicionado a fatores externos. A criança que só dorme com a TV ligada, sendo balançada, mamando, pulando na bola de pilates, entre outros. Na falta desses estímulos a criança pode despertar e só voltar a dormir na presença deles.
A insônia infantil comportamental é o distúrbio mais prevalente na faixa etária pediátrica, podendo atingir 30% das crianças. A privação de sono resulta em irritabilidade, dificuldades de atenção, problemas de aprendizado e comportamento, além de impactar no sistema imunológico da criança.
Quando não há problemas de saúde causando a insônia, apenas questões comportamentais, o tratamento é não medicamentoso. Estabelecer rotinas consistentes de sono e alimentação, limitar a exposição a telas antes de dormir e criar um ambiente propício para o sono (silencioso, escuro e confortável) é fundamental. Além disso, eliminar os hábitos que você não deseja manter e ensinar a criança a adormecer com mais autonomia vão contribuir para um sono de melhor qualidade, que é essencial para o bem-estar geral da criança.