Impacto da exposição à luz no ritmo circadiano e no sono - Cappe Education

Cappe Education - Canadian Parental and Professional Education

+ 1 (631) 902-3322
Cappe Education - Canadian Parental and Professional Education

Artigos

Cappe Education

Impacto da exposição à luz no ritmo circadiano e no sono

Autora: Luciana Pimentel

A luz artificial é uma necessidade nas sociedades modernas. Ele fornece iluminação quando a luz natural não está disponível, permitindo uma infinidade de funções após o anoitecer. Na medida em que melhora o desempenho visual e a visibilidade nos ambientes à noite, proporciona mais segurança e conforto para os seres humanos, além de melhorar o estado de alerta e a produtividade.

Contudo, os resultados de uma série de estudos sugerem que a exposição inoportuna à luz interrompe o ritmo circadiano em humanos, potencialmente causando impactos negativos à saúde.

O corpo humano possui um “relógio mestre” – o núcleo supraquiasmático, cuja função é organizar as funções fisiológicas recorrentes diárias, como secreção hormonal (por exemplo, melatonina, cortisol), a temperatura corporal e o sono. Esse relógio mestre é sincronizado pelas transições claro-escuro percebidas pelos olhos, mas pode ser perturbado por mudanças no padrão de luz-escuridão causadas pela iluminação artificial, especialmente à noite.

Chamamos de ritmo circadiano o padrão de sono-vigília ao longo de um dia de 24 horas. E pode ser determinado medindo os níveis de melatonina, hormônio que sinaliza a noite para o corpo humano. A secreção de melatonina é cíclica ao longo do dia: é alta à noite (no escuro) e baixa durante o dia.

Um artigo de revisão sistemática realizado em 2018 concluiu que, para evitar alterações indesejadas no ritmo circadiano e no sono noturno, a exposição à luz à noite precisa ser controlada, pois mesmo os comprimentos de onda mais longos (631 nm) ou exposições intermitentes à luz, induzem a redefinição de respostas circadianas.

Verificou-se também que alterações nas respostas circadianas foram encontradas ao dormir em ambiente doméstico com baixo nível de luz noturna com os olhos fechados, indicando que mesmo níveis baixos de luz são relevantes para os ritmos circadianos humanos.

Portanto, fica o importante alerta para os cuidados quanto à exposição à luz, já que a interrupção do ritmo circadiano de curto prazo pode resultar em:

– problemas de memória
– falta de energia
– cicatrização retardada
– alterações no ciclo hormonal que podem afetar a fertilidade
– problemas com sua digestão e intestinos
– mudanças na temperatura do corpo

A longo prazo podem ser afetados:

– órgãos
– sistema cardiovascular
– metabolismo
– sistema gastrointestinal
– pele

Com fator de risco para diabetes, obesidade e problemas de saúde mental.

A sugestão é que todas as pessoas, especialmente crianças e idosos, tenham exposição à luz natural durante o dia e que haja redução da exposição à luz artificial ao anoitecer, com a total escuridão durante todo o sono noturno.

REFERÊNCIAS:

https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/07420528.2018.1527773

https://www.healthline.com/health/healthy-sleep/circadian-rhythm#in-babies

 

Compartilhe esse artigo

E-book gratuito

Cadastre-se para receber o nosso E-book grátis.

Fale Conosco


    Endereço

    Toronto, Ontário, Canadá

    Telefone

    + 1 (631) 902-3322

    E-mail

    info@cappe-education.com


    Link para o WhatsApp