Desvendando o despertar noturno infantil - Cappe Education

Cappe Education - Canadian Parental and Professional Education

+ 1 (631) 902-3322
Cappe Education - Canadian Parental and Professional Education

Artigos

Desvendando o despertar noturno infantil

Autora: Dra. Bárbara Bechtlufft

Despertares noturnos são processos naturais tanto no sono do adulto quanto no sono infantil. Quando temos um sono de qualidade, esses despertares são tão breves que nem notamos que aconteceram. O nosso sono acontece em ciclos e, ao final de cada ciclo, passamos por um breve despertar antes de reiniciarmos um novo ciclo de sono. Mas nem sempre é assim com as crianças, não é mesmo? Aqui estão as causas mais comuns de despertar noturno infantil:

  1. Fome: Mais comum nos primeiros 12 meses de vida. Após 1 ano geralmente a maioria dos bebês já consegue dormir por pelo menos 8 horas seguidas à noite.
  2. Dor/desconforto: Dentinho nascendo, calor/frio, congestão nasal, tosse também são causas frequentes, comumente identificáveis.
  3. Super-cansaço: Quando a criança não dorme o suficiente durante o dia ou passa da hora de dormir, seu corpo produz um pico de cortisol – hormônio do estresse – associado a um pico de adrenalina, neurotransmissor que promove agitação, tornando o adormecer mais difícil. Além disso, o excesso dessas substâncias no sangue pode provocar inúmeros despertares na 1ª metade da noite, acompanhados de irritabilidade e agitação, dificultando ainda mais para a criança conseguir voltar a dormir.
  4. Pouco sono: Quando a criança dorme além da sua necessidade basal durante o dia. Nesse caso, a criança costuma despertar tranquila, querendo brincar, sem irritabilidade ou estresse.
  5. Associação externa: Quando a criança criou um hábito de sempre adormecer com a ajuda de algum estímulo. Por exemplo, quando ela apenas adormece quando está no colo, sendo embalada, quando está mamando ou com algum toque físico do cuidador. Nesse caso, quando a criança finaliza o ciclo do sono, ela percebe que o seu estímulo externo não está mais ali e desperta chorando, querendo mais daquela ajuda para voltar a dormir. Para evitar esse tipo de despertar, precisamos ajudá-la a desenvolver autonomia para adormecer.
  6. Demanda emocional: Acontece em fases de ansiedade de separação, quando ocorre mudanças significativas na vida da criança, adaptação escolar ou troca de babá, por exemplo. E nesse caso eles acordam simplesmente querendo estar perto dos pais. Para evitar esse tipo de despertar, intensifique os momentos de qualidade e de conexão com o seu filho ao longo do dia.

Entender as causas do despertar noturno é o primeiro passo para melhorarmos a qualidade de sono dos nossos filhos. Ter uma rotina estruturada, com horários adequados para dormir e acordar além de ter um tempo diário para se conectar com seu filho são extremamente benéficos. E por último, mas não menos importante, ajudá-los a desenvolver autonomia para adormecer. Não é algo fácil, mas que precisa ser construído ao longo do tempo com muito amor, paciência e persistência.

 

Compartilhe esse artigo

E-book gratuito

Cadastre-se para receber o nosso E-book grátis.

Fale Conosco


    Endereço

    Toronto, Ontário, Canadá

    Telefone

    + 1 (631) 902-3322

    E-mail

    info@cappe-education.com


    Link para o WhatsApp